Tomadas e Voltagem no Chile - Como Funciona?
Hora de fazer as malas, e bate aquela dúvida de última hora: "E agora, como serão as tomadas e a voltagem no Chile? Posso levar meus equipamentos? E o meu secador de cabelo? Socoooorro!"
Tranquilo, querido viajante, que a gente te conta como é que isso funciona por aqui na Terra das Cordilheiras. ;)
A voltagem das tomadas em todo o país é 220V, ao contrário do Brasil, onde alguns lugares são 110V.
Por isso, se você está pensando em trazer algum equipamento que funcione com 110V, melhor deixá-lo em casa, ou poderá se encontrar no meio de uma nuvem de fumaça ao dar o PLAY ou o ON na sua maquininha. Presenciamos muitas explosões de secadores de cabelo e meninas desesperadas, por isso achamos importante deixar a dica. :D
Telefones celulares, tablets e notebooks no geral são todos bivolt, porém é sempre bom dar uma olhadinha no carregador deles, para evitar quaisquer surpresas faiscantes durante a sua viagem.
O tipo da tomada é a de três pinos alinhados, que funciona perfeitamente com as nossas de dois pinos redondos. Porém, se seus equipos tem outro tipo de pino, o mais indicado é trazer um adaptador de casa.
"E se eu não tenho adaptador, o que eu faço?"
Neste caso, você pode encontrar adaptadores universais nos aeroportos, e também em casas de materiais pra casa e construção por aqui, como a Sodimac e a Easy, presentes em shoppings como o Costanera Center, porém também se pode encontrá-los em barraquinhas de eletrônicos no comércio popular do Centro, Providencia ou Patronato.
Hotéis e hostels costumam ter alguns exemplares disponíveis para emprestar, vale a pena perguntar caso não queira comprar um pra você.
Porém, adaptador é um item que sempre vale a pena ter na mala, seja para essa ou para as suas próximas andanças. Um investimento necessário.
Plugue-se corretamente, na voltagem certa, e boa viagem! ;)